Canção do dia

“She’s Gone” – Bob Marley and the Wailers

Há canções que dispensam apresentações e esta She’s Gone, de Bob Marley com os seus (já bastante renovados) Wailers, é uma delas. O tema, como o álbum que o inclui (Kaya, editado em 1978), é um bom reminder de que o tempo é bom conselheiro: na altura, não faltou quem torcesse o nariz a um Bob Marley mais soft e menos político, um fenómeno que, por exemplo, Bob Dylan também sentiu (“Não era porta-voz de coisa nenhuma”).

O problema? É que no limite falamos sempre de música e o Cantor (como lhe chama Marlon James, no magnífico romance que teve este Outono – finalmente – tradução portuguesa, Breve História de Sete Assassinatos), tal qual outros grandes génios da cultura popular, sempre soube dar a volta ao texto, ser inventivo e reinventar-se com qualidade sem nunca fugir à sua identidade.

E se hoje todos sabem de cor os versos de outros temas de Kaya, como Satisfy My Soul ou Is This Love, tal não se deve, como se chegou imaginar, maioritariamente ao facto de serem acessíveis e directos, mas antes ao facto de serem as grandes canções que são – acompanhadas, no disco, por temas como esta She’s Gone, que merece ser escutada e cantada interminavelmente. A começar pelo dia de hoje.

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *