Canção do dia

“Kogarashi” – Kikagaku Moyo

Esta semana cabe-me a mim a honrosa tarefa de vos presentear com uma canção por dia à minha escolha durante cinco dias. Um exercício destes leva-nos a pensar no que gostamos na música e procurar um fio condutor que ligue o tão diverso espólio de canções que nos tocam.

Apercebi-me que a palavra tem um papel muito importante na esmagadora maioria das músicas que ouço e que escolho ouvir outra e outra vez. Por isso, achei que seria interessante pegar na minoria e explorar canções em que as palavras não importam – ou porque não existem, ou porque não as entendo. Decidi dar primazia ao que move isto: a música. Afinal, palavras para quê?

Começo com “Kogarashi”, dos japoneses Kikagaku Moyo. O que é que isto significa, não sei. Se calhar nem quero saber. Fiquei a saber pela Wikipédia que Kikagaku Moyo significa padrões geométricos, mas o significado da canção passa-me completamente ao lado. Ainda assim, deixa-me alegre como poucas outras o fazem. Este tema (bem como o resto do álbum – House in The Tall Grass) foi das melhores surpresas de 2016 e tem rodado muito cá em casa. Deixem-se levar no psicadelismo uplifting e não se percam em traduções.

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *