Canção do dia

“The Revolution Will Not Be Televised” – Gil Scott-Heron

“The Revolution Will Not Be Televised” é, provavelmente, o tema mais conhecido da carreira do injustamente negligenciado Gil Scott-Heron.

Gravado inicialmente em 1970, mas com várias versões posteriores, é uma das músicas mais racialmente carregadas que alguma vez fez. No final dos anos 60, os movimentos civis haviam feito parte do trabalho, mas a discriminação era ainda sensível no dia a dia. Na década de Luther King, de Malcolm X e dos Black Panthers, os negros haviam levantado a cabeça, mas os direitos iguais estavam ainda muito longe. “The Revolution Will Not Be Televised” é o tema dos motins raciais colocado sobre música. A letra, cool e poderosa, oscila entre a ameaça de um levantamento negro e a adaptação de slogans publicitários da televisão, ilustrando a vida apática dos babyboomers brancos que dominavam a paisagem social, cultural e económica da América.

É um testemunho poderosíssimo da reivindicação negra, num tempo em que isso, na maioria das vezes, passava pela violência de grupo. Sem medo de meias-palavras, Scott-Heron deixa aqui o aviso.

Comentários (0)

Escrever resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *