Canção do dia

“Omega Day” – Bill Fay

O que é que nos faz ouvir um Who is the sender? (2015) quando temos um Time of the Last Persecution (1971)? É uma questão complicada, e o melhor será mesmo refrear as expectativas e dar a merecida oportunidade. Por vezes o arrependimento é grande: mas é justo e, quando compensa, maravilhoso.

Desse transcendente álbum de Bill Fay consta este tema, “Omega Day”, que é por sinal o tema de abertura. É talvez o meu favorito, mesmo que com ele rivalizem no mínimo uma mão cheia de canções igualmente magistrais (e verdadeiramente invulgares: quanto mais as oiço mais singulares me soam, e mais me parecem genialmente paralelas, até a um início de década onde a vitalidade da música americana se encontrava nos píncaros).

“Omega Day” é uma lição, mais musical que religiosa (já que, por maior motivação espiritual que lhe tenha servido de base, do que falamos é de música: arranjem-lhe as roupagens que quiserem, o âmago da crítica será sempre esse): como reunir um conjunto de músicos dotados (oiça-se o surgimento da guitarra neste tema) e como ter com eles uma relação de profundo respeito na composição. Bill Fay era e é o âmago; mesmo que o sangue já não lhe corra da mesma forma.

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *