Canção do dia

“Not Guilty” – The Beatles

O que vos trazemos hoje na rubrica da canção do dia não é bem um original dos Beatles, embora tivesse quase para o ser. “Not Guilty” é uma composição de George Harrison, escrita em meados de 1968 após a viagem dos Beatles à Índia e pré-Álbum Branco. A música esteve até à última para ser incluída no seminal disco de Beatles onde coube tudo e até um par de botas, no entanto, vá-se lá saber por que razão, este portento de música não ficou na selecção final, apesar de terem sido gravados mais de 100 takes.

Irónico é que a própria letra já continha bicadas contra membros da banda: “Not guilty for looking like a freak, making friends with every Sikh / Not guilty For leading you astray, on the road to Masalay / I won’t upset the apple cart I only want what I can get /I’m really sorry that you’ve been mislead, but like you heard me said / Not guilty”. Tanto Paul como Ringo não foram fãs da aventura na Índia e, Lennon, que a princípio estava totalmente de acordo, também ele começou a ficar desiludido com o estilo de vida que o guru Maharishi aparentava ter, mais carnal e materialista do que aquilo que pregava. George não admite culpas no cartório pelo périplo pela Índia, mas a verdade é que a banda fracturou-se a partir do Álbum Branco.

“Not Guilty” acabaria por ser regravada por George Harrison no seu disco homónimo, de 1978, perdendo muita da “raiva” contida na versão gravada com a sua banda de sempre. Aqui deixamo-vos a música na sua versão mais honesta.

Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *